secreção no ouvido

Secreção no ouvido: por que acontece e como tratar?

Secreção no ouvido, ou otorreia, é sinônimo de que há algo errado nessa região. O aspecto da secreção depende daquilo que a causa. Logo, o líquido que sai do ouvido pode ser transparente, esbranquiçado, conter sangue ou pus. As causas podem variar e a secreção pode ser acompanhada de dor de ouvido, febre, prurido (coceira), vertigem, zumbido e perda auditiva.

Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia em Passo Fundo - RS
Diversas são as causas a serem investigadas diante do quadro de secreção no ouvido (otorreia). Procure o otorrino da sua confiança!!!!

Causas de secreção no ouvido

A otorreia pode ser de início agudo ou crônico e se originar na calota craniana, na orelha média ou no canal auditivo externo. Desta forma, abaixo descrevemos as principais causas.

Colesteatoma

O colesteatoma é uma patologia benigna que surge no ouvido médio. Seu crescimento pode atingir o canal auditivo externo e o ouvido interno. Dentre os sintomas, estão: otorreia de odor bastante desagradável, perda auditiva, vertigem e paralisia facial.

Tratamento

A cirurgia é o tratamento indicado para a retirada do colesteatoma.

Mastoidite

A mastoidite é uma inflamação na porção do crânio denominada mastoide, protuberância localizada atrás da orelha. Pode ser grave e acontece, geralmente, quando uma otite média não é tratada ou quando é tratada de forma equivocada. Assim, a infecção se expande, atingindo o osso da mastoide. Quando graves, casos de mastoidite podem formar um abscesso (cavidade contendo pus) atrás da orelha.

Tratamento

O tratamento é realizado com o uso intravenoso de antibióticos. Pode ser necessária a drenagem cirúrgica da secreção sob anestesia geral.

Otite média

Causada geralmente por vírus e bactérias. Normalmente surge após um resfriado, gripe, infecções de garganta e infecções respiratórias, como a sinusite. Dentre os sintomas, estão a secreção no ouvido, dor forte, febre, perda de audição, irritabilidade e resistência em alimentar-se (crianças pequenas).

Tratamento

O tratamento da otite média abrange o uso de antibióticos e analgésicos. Após o tratamento, se o paciente ainda tiver o sintoma de perda auditiva, é necessário averiguar se há secreção retida. Nesse caso, se durar por mais de 3 meses, sua retirada pode ser necessária por meio de procedimento cirúrgico.

Otite externa

Esse tipo de infecção também causa secreção no ouvido. Causada geralmente por fungos e bactérias, a otite externa acontece quando esses micróbios conseguem adentrar a orelha, seja pela inserção de objetos como hastes flexíveis, seja pela retenção de água no conduto auditivo. Os sintomas da otite externa são dor muito forte (sobretudo ao mexer na orelha), perda de audição, secreção e prurido.

Tratamento

A otite externa é tratada com analgésicos e medicamentos tópicos (eventualmente sistêmicos), como antifúngicos e antibióticos, assim como anti-inflamatórios.

Tímpano perfurado

O tímpano é uma membrana que separa o ouvido médio e o externo. Serve para amplificar o som que vem do meio externo. Sua perfuração pode ser temporária ou permanente e pode ocorrer devido a causas infecciosas, como otites, e traumáticas, como perfurações de objetos inseridos na orelha, quedas e aumento da pressão atmosférica. Quando perfurado, pode permitir a entrada de microorganismos presentes no conduto auditivo para a orelha média, resultando em infecção e drenagem de secreção. A drenagem de secreção ocorre normalmente após quadros de gripes e resfriados ou após a entrada de água durante o banho ou banho de piscina/mar.

Tratamento

A presença de otorreia (secreção) em pessoas com tímpano perfurado normalmente é indolor e é tratada com gotas de antimicrobianos associadas ou não à anti-inflamatórios.

Traumas

Lesões na cabeça (quedas, acidentes automobilísticos, etc) podem causar secreção acompanhada por sangue. Resultam da lesão da pele do conduto ou da membrana timpânica, associada ou não à algum dano nas estruturas do Sistema Nervoso Central.

Tratamento

Um médico deve ser procurado com urgência caso haja lesão na cabeça.

O que fazer na presença de secreção no ouvido?

A secreção no ouvido ocorre por diversas causas. Por isso, a qualquer sinal de dor, otorreia ou alteração no sistema auditivo, é indicada a procura médica. Dessa maneira, além tratar a patologia, evita-se, também, possíveis complicações, como a perda da audição.

Quer saber mais? Clique no banner!