dor na face

Dor na face deve ser avaliada por otorrinolaringologista

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica que cuida do nariz, do ouvido e da garganta. No rosto, todo esse sistema é interligado. Ou seja, ao surgir uma patologia no nariz, sintomas podem aparecer em toda a área e afetar, por exemplo, a garganta. É o que acontece com a dor na face, e é recomendado que os casos sejam avaliados por um médico otorrinolaringologista. 

A dor no rosto pode ser originada por diversos motivos, porém, neste texto, abordaremos apenas as dores causadas por fatores originados no nariz, no ouvido e na garganta.

Sinusite

A sinusite é, na maioria dos casos, a grande causadora de dores no rosto. A inflamação da mucosa dos seios da face pode ser causada por infecções, alergias ou qualquer outro agente que altere a drenagem correta da secreção e pode atingir um ou dois lados do rosto. Por ser uma doença comum e por provocar sintomas corriqueiros, muita gente desconhece que a possui. 

Dentre os sintomas de sinusite, estão dor de cabeça, dor nos seios da face, testa e nariz, sensação de peso que piora ao abaixar a cabeça, tosse, mau hálito, febre e corrimento nasal. A dor provocada pela sinusite é caracterizada como aguda e angustiante, pois os seios da face estão comprometidos, assim como a respiração. 

A sinusite pode ser viral, alérgica, bacteriana e fúngica. O diagnóstico e o tratamento de sinusite devem ser realizados por um otorrino, que irá avaliar o tipo e a intensidade da patologia. O tratamento é realizado à base de analgésicos, lavagens nasais e hidratação. Dependendo do caso, é recomendado, também, o uso de antibióticos. 

Alterações no ouvido

A dor de ouvido causada por otite ou até por ferimentos pode irradiar para o resto do rosto, fazendo com que parte da face fique sensível e dolorida. A mandíbula também pode ser afetada, fazendo com que o ato de falar e o de comer se tornem doloridos e sejam prejudicados. 

Nos casos de otite, o tratamento é feito com anti-inflamatórios, analgésicos e até antibióticos. Quando a otite é recorrente, o médico avalia a necessidade do tratamento cirúrgico. 

Rinite

A inflamação das mucosas da cavidade nasal é chamada de rinite. Nos casos alérgicos, a rinite ocorre quando o sistema imune reage de forma exagerada a algum agente. Os sintomas abrangem obstrução nasal, espirros, coceira no nariz e coriza.

A rinite idiopática acontece quando o organismo reage exageradamente a estímulos como mudança de temperatura, cheiros fortes ou irritantes. Dentre os sintomas de rinite, estão a obstrução nasal, o gotejamento nasal e a coriza abundante.

O tratamento de rinite é composto pelo uso de corticosteroide tópico nasal, anti-inflamatórios e antialérgicos. 

Polipose nasal

A polipose nasal são formações carnosas na membrana da mucosa nasal ou nos seios paranasais. Esse crescimento anormal de tecido na parte interna do nariz causa dor não só no nariz, mas também no rosto, na cabeça e até nos dentes. 

O tratamento é feito por um otorrino e consiste em tentativas de redução do tamanho dos pólipos com corticoides em spray nasal e, em alguns casos, com corticoide via oral. 

Toda patologia ou alteração que causa uma obstrução nasal pode causar dor no rosto, já que o processo respiratório fica comprometido. Se você sente esse tipo de dor, procure um médico otorrinolaringologista para que ele avalie e faça o tratamento do que pode estar causando a dor na face. 

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp