Fale Conosco Fale Conosco (54) 3046-1010 | (54) 99620-0101

Blog

Home Blog Você tem rinite alérgica ou não alérgica?

Você tem rinite alérgica ou não alérgica?

Basicamente, existem 2 tipos de rinite: a ALÉRGICA e a NÃO-ALÉRGICA. Na rinite alérgica o seu sistema imune equivocadamente reconhece uma substância inicialmente inofensiva como um “inimigo”. Estas substâncias são chamadas de alérgenos.

A RINITE ALÉRGICA SAZONAL (também conhecida como febre do feno) é mais comumente causada pelo pólen que é transportado no ar em diferentes partes do ano.

A RINITE PERENE ocorre ao longo de todo o ano e é desencadeada por alérgenos domésticos tais como descamação de pele, urina e saliva encontradas em caspa de animais de estimação, mofo, excremento de ácaros e partículas de baratas.

Além de serem desencadeados pelos alérgenos, os sintomas de rinite podem ser aparecer devido à substâncias irritantes como fumaça de cigarro, odores intensos e mudanças na temperatura e umidade do ar.

Pelo menos um terço das pessoas com sintomas de rinite não apresenta alergia. A RINITE NÃO-ALÉRGICA acomete na maioria dos casos adultos e ocorre normalmente durante o ano todo. Manifesta-se principalmente por rinorreia (nariz escorrendo) e obstrução nasal (nariz trancado) e não apresenta envolvimento do sistema imunológico.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE RINITE ALÉRGICA?

Prurido (coceira) nasal, nos olhos, garganta e ouvidos
Rinorreia (secreção nasal)
Obstrução nasal (sensação de nariz “entupido”)
Espirros
Lacrimejamento
Exames de sangue ou cutâneos (pele) podem ser realizados para diagnosticar quais as substâncias “gatilho” para o quadro alérgico.

E QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento da rinite envolve o uso de medicamentos e atitudes que evitem o contato do paciente com os alérgenos que desencadeiam os sintomas.

Os medicamentos utilizados para o tratamento da rinite alérgica incluem principalmente anti-inflamatórios nasais (sprays), anti-alérgicos orais. Se iniciados em um período antes do início dos sintomas, podem prevenir as crises ou mesmo deixar os sintomas mais suaves.

Imunoterapia específica (“vacinas”) pode ser utilizada em alguns casos.

FONTE: Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia

http://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/allergies/rhinitis

Agende uma consulta

Leia também

O inverno e as alergias

Com a chegada do inverno, devemos redobrar a nossa atenção ...

Saiba Mais sobre a Telemedicina

Graças ao mundo tecnológico podemos nos adaptar e enfrentar com ...

Perguntas e respostas sobre a anestesia

Acabe com o medo de anestesia! Some esforços com seu ...