Fale Conosco Fale Conosco (54) 3046-1010 | (54) 99620-0101

Blog

Home Blog Otite externa: uma doença de verão

Otite externa: uma doença de verão

A otite externa, também chamada nos Estados Unidos como “Swimmer’s ear” (ouvido do nadador), constitui-se em uma inflamação do conduto auditivo externo (canal do ouvido). O excesso de umidade nos ouvidos predispõe a sua ocorrência.

O diagnóstico e tratamento precoces resolvem o quadro normalmente sem maiores complicações. No entanto, pacientes diabéticos, com baixa imunidade e não tratados podem desenvolver quadros de maior gravidade, inclusive com risco de morte.

O conduto auditivo externo (canal do ouvido) protege contra infecções através da produção de uma fina camada de cerume com propriedades antibacterianas e antifúngicas que recobre a pele da região.

Enquanto a falta de cerume facilita o crescimento bacteriano, o excesso pode causar a retenção de água e debris, resultando em um ambiente propício para a invasão bacteriana. Isto pode acontecer quando o canal auditivo é regularmente exposto à água, como é o caso de nadadores, mergulhadores e BANHISTAS EM ÉPOCA DE VERANEIO.

A pele que recobre o canal auditivo é muito fina e delicada, sendo facilmente traumatizada. Traumas localizados causados por objetos introduzidos inadvertidamente no canal auditivo (hastes de algodão, grampos de cabelo, tampas de canetas..) também estão entre os fatores desencadeantes mais comuns desta doença.

Os sintomas comumente observados são dor nos ouvidos, drenagem de secreção purulenta dos ouvidos, sensação de ouvido “tampado”, diminuição da audição e algumas vezes prurido. Dor intensa é observada à mobilização da orelha. Inchaço e vermelhidão da pele do canal auditivo são encontrados.

O tratamento inicia com limpeza e aspiração do canal auditivo. Curativos auriculares embebidos em cremes antibióticos e antiinflamatórios podem ser utilizados. O tratamento é realizado por aproximadamente 7 dias com gotas auriculares de antibiótico e antiinflamatório.

CUIDADO PARA NÃO MOLHAR OS OUVIDOS É ESSENCIAL DURANTE O TRATAMENTO!!!

Medidas que podem ser realizadas por pessoas expostas regularmente a água são a secagem do canal auditivo com o secador de cabelo no aquecimento mínimo. Cuidado deve ser tomado para não queimar o ouvido!!! Gotas acidificantes podem ajudar na prevenção de infecções.

Fonte: www.aafp.org

Agende uma consulta

Leia também

O inverno e as alergias

Com a chegada do inverno, devemos redobrar a nossa atenção ...

Saiba Mais sobre a Telemedicina

Graças ao mundo tecnológico podemos nos adaptar e enfrentar com ...

Perguntas e respostas sobre a anestesia

Acabe com o medo de anestesia! Some esforços com seu ...